Seu Lobo

Seu Lobo
Ele tá vindoooo! Uhauuuu!

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Ninguém é insubstituível?


Recebi um texto por e-mail enviado por meu irmão, Moacir Santos, indigenista, que mora em Recife-PE.  O texto, que não trazia a indicação do autor, tratava de uma reunião de avaliação de resultados de uma grande empresa, momento em que o CEO, diante dos indicadores em queda, ameaçava veladamente sua equipe com a famosa frase “Ninguém é insubstituível”.  Um dos gestores presentes levantou timidamente a mão e fez um belo discurso sobre a “insubstituibilidade” das pessoas, citando Beethoven,  Tom Jobim,  Ayrton Senna, Ghandi, Frank Sinatra, Garrincha, Santos Dumont, Monteiro Lobato & Cia Ltda. Para fechar instou o seu CEO a focar no brilho em vez de nas fragilidades de sua equipe.

Respondi assim:

É isso, meu caro, cada pessoa é única, claro.

Acontece que nossas fraquezas, falhas, erros de caráter, sempre estão presentes. É preciso considerá-los, tentar reduzi-los, mantê-los sob controle. Sem pressão, ficamos parados, não nos movemos.  Sem controle tendemos a tiranizar os outros em nosso favor. 

Tem gente que precisa mesmo ser substituída numa equipe. Não coopera, não responde aos princípios, não soma pra o resultado. Talvez esteja na equipe errada. O erro do tal CEO nervoso do exemplo foi usar de uma ameaça velada como forma covarde de pressão. 

Acredito que podemos pensar nas pessoas como peças, sim, não são exatamente "peças", como as mecânicas: rígidas, imutáveis, projetadas e construídas de uma vez para desempenhar uma única função de forma perfeita e que, quando desgastadas pelo uso, devem ser descartadas e substituídas por uma novinha em folha (um amortecedor automotivo, por exemplo).  As pessoas são como peças, sim, mas de um outro gênero, "construídas" ao longo da vida, a partir de características inatas e de outras agregadas da cultura e da sociedade. São tipos de peças não rígidas, não fixas, não pré-moldadas de forma definitiva. São intercambiáveis, não descartáveis. São agentes de interação e só são úteis em equipes. Ninguém vale nada sozinho.  

Se uma equipe tem peças não alinhadas com os seus propósitos é razoável que possam vir a ser substituídas por outras melhor alinhadas. As retiradas devem ser destinadas a outras equipes com as quais seus propósitos melhor se alinhem.  E assim o mundo segue, pois há lugar para todos - inclusive na cadeia (deveria haver, nesse caso, especialmente para ricos).

Complicado, não? É que esse tipo de texto pode nos induzir a atitudes um tanto quanto condescendentes (pra não dizer piegas). Aos gênios (Beethoven & Cia) perdoamos todas as falhas, inclusive lhes damos os direitos de até desrespeitar a humanidade dos demais mortais).  É que a luz deles ofusca seus pecados. Vide Steve Jobs. E por aí vai.

No fim, como meu velho pai dizia: "A cera humana..."

E você, o que acha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

(Qualquer um pode postar, desde que identifique-se. Coments anônimos serão deletados)