Seu Lobo

Seu Lobo
Ele tá vindoooo! Uhauuuu!

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Lady Gaga, o cão dos infernos e eu com isso...


Uma amiga me pede opinião sobre email que corre na net com imputações satânicas a Lady Gaga. É um email enorme, amedrontador, cheio de figuras e símbolos esotéricos e satânicos que a estrela e seus seguidores costumam exibir nos shows, clipes, e vestuário.  Respondi.


Olá, querida, beijos.

Olha só, esse material que você nos coloca para que opinemos é recorrente na internet. Nada novo.  Não gosto de discutir esse assunto polêmico e chato por duas razões:  1) ele não acrescenta nada e, 2) atrai o ataque dos fundamentalistas e o desprezo dos acadêmicos. Porém, em consideração a você, que está buscando uma orientação sincera, aqui vai a minha visão - e não pretendo polemizar.  Você sabe que eu sou cristão, de linha protestante. Minha visão de mundo está pois, condicionada (todos nós temos uma visão de mundo condicionada, claro). Vamos então:

O fato é que ocultismo e esoterismo são práticas milenares.  Se fossemos ligar pra tudo o que se fala e se escreve sobre o assunto a gente ficaria sem a graça de viver, com medo de tudo, vendo chifre em cabeça de cavalo. Ficaríamos doentes, obsessivos.  Conhece gente assim?

Os cristãos creem em Deus e, obviamente, creem em Satanás! Ou seja, quem crê na Bíblia tem que admitir a existência desse ser originalmente criado com bons propósitos, e que, sem uma explicação razoável, veio a opor-se ao seu próprio Criador, passando a atuar no mundo como inimigo de Deus e promotor do mal.

PORÉM, em vez de temê-lo, a Bíblia nos orienta a enfrentá-lo. Nos diz as escrituras que devemos "resisti-lo, firmes na fé" e "ele fugirá de vós".  A Bíblia também nos ensina que esse ser poderoso, em rebelião, está, todavia, sob controle.  Ele não está em guerra com Deus em pé de igualdade. Por isso não acatamos o símbolo Yin-yang, que ensina que o mundo é uma conjugação do equilíbrio entre o Bem e o Mal, o que no fundo relativiza tanto um quanto o outro, elegendo o equilíbrio como o fator de manutenção da vida.  A Bíblia ensina que Deus tem seus planos. Estes, contudo, são, em muitos pontos, inexplicáveis. Nesses planos está prevista a aniquilação do mal e a destruição desse ser. Quando? Ninguém sabe. Eu queria que fosse logo!

Se eu fosse Deus teria dado cabo desse anjo caído há milênios! Teria destruído o mal pela raiz! Teria mantido as condições originais da criação desde o início. Eu não entendo - a despeito das explicações dos teólogos - por que o mal surgiu na criação, qual a sua origem e o que Deus tem a ver com isso.  A forma como a rebelião desse ser passou ao homem é pra mim um desafio de compreensão. Os teólogos chamam de "queda" e ela está descrita na cena de Adão e Eva, ao comerem o fruto da misteriosa "árvore do conhecimento do bem e do mal". (Lá vem pedrada dos acadêmicos!). É tudo uma alegoria - a história da Criação, do Éden (Lá vem pedrada dos fundamentalistas!). Mas é nela que encontramos os elementos básicos da compreensão cristã do universo.

Apesar de eu não compreender o "por que" da queda e da origem do mal, a evidência de seus efeitos na natureza e no homem são abundantes. 99% (força do argumento) dos nossos recursos humanos são dirigidos para o processo de nos desbrutalizar. Não fazemos o óbvio em respeito ao nosso bem estar como espécie. Somos egoístas. É preciso Lei e punição para impedir a barbárie. Por dentro, somos bárbaros!  O único animal racional é também o único irracional. Somos a única espécie que faz mal a si mesma. Olhamos para a natureza e vemos que, se deixada ao leo, sem cuidados, vira desordem. O mato cresce - quem aduba mato! O ferro enferruja, a tinta descasca, a borracha resseca, a madeira apodrece.. tudo tem que ter manutenção constante. Por que o mal, o ruim, ocorre sozinho e o bem tem que ter energia para ser feito? Por que é melhor dormir do que trabalhar? Ver TV do que estudar? Engordar do que se exercitar e fazer dieta? Por que os alimentos benéficos não são os mais gostosos? Tudo isso aponta para a queda! 

O mundo 2.0 - o que os cristãos costumam chamar de céu - será uma nova criação, mas, ao contrário da primeira, não surgirá do nada. Ao que parece o Criador pretende apenas retirar os efeitos da queda. Seria como voltar à condição original do jardim. Nossas limitações serão retiradas. A natureza operará a nosso favor e não contra. O nosso trabalho passará a ser prazeroso e cheio de motivação natural. O universo, gigantesco e insondável, será nossa casa! É isso que os cristãos aspiram - embora, com certeza, grande parte deles faz uma ideia muito reducionista do porvir (anjinhos tocando harpas pelas nuvens, arghhh!)

Enquanto estamos nessa dimensão, vamos vivendo, cada um de acordo com suas escolhas possíveis. Nem sempre somos livres para fazê-las, pois, tanto as oportunidades como as potencialidades pessoais são diversas e desiguais, limitando o nosso leque de opções.

Como nós, o anjo rebelde (e sua companhia, pois ele levou 1/3 de seres celestes em sua rebelião, segundo a Bíblia) também vive e procura exercitar suas escolhas e aproveitar suas oportunidades, que são também limitadas.  Uma de suas maiores limitações é que ele não é onipresente, não pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo, como gostaria e como, lamentavelmente, a maioria das pessoas imagina, inclusive alguns cristãos. Ele consegue arregimentar muita gente para o seu lado, através do engano, com promessas que têm grande apelo, pois apostam justamente no efeito da queda em nós: o desejo de riqueza, fama, domínio e poder.

Muitos cristãos atribuem responsabilidades demais ao anjo rebelde. 99% (força do argumento) do mal praticado no mundo nada tem a ver com ele. Nossa própria maldade inata responde, sem precisar de ajuda! Imagino até que esse anjo rebelde seja bem capaz de argumentar inocência perante o Altíssimo no dia final:  "Senhor, eu não fiz nem um décimo do que esse pessoal tá me acusando!" (Lá se vem mais pedradas dos fundamentalistas - tô lascado!).

Eu, de minha parte, não me preocupo com ele. Já tenho coisas demais pra me preocupar, a minha própria vida, as questões transcendentais que me inquietam, a desordem do mundo, a injustiça - pessoal e social, o meu próprio egoísmo e o dos outros, o peso da "queda" que consome nossas energias, que ronda e, vez por outra, me deprime. Tento manter meu foco em Deus e procuro não perder de vista a figura de Jesus. Este é Deus, que resolveu experimentar na própria pele os efeitos do mal que decidiu - sabe-se lá por que cargas d’água - não eliminar desde a origem. E ele não gostou nada do que sentiu ao experimentá-lo.  E, mesmo assim, manteve o plano de só fechar o ciclo da "queda" num tal de "final dos tempos" que, nem mesmo como o Cristo, Deus encarnado, quis falar pois chegou a dizer que "o Pai reservou para sua exclusiva autoridade".  Então tá. Quem seria eu para questionar e ficar, como alguns fundamentalistas por aí, marcando a data.

Resumindo: se meu ponto de vista servir: deixe pra lá, querida. Centre em você, em sua família e no mundo de sua área de influência. Se quiser escutar Lady Gaga, pode, não tem problema. Se ela divulga uma "mensagem satânica", basta ignorar essa mensagem. Evite vestir suas camisetas esotéricas - mas, por favor, não saia nua se só tiver uma dessas na mochila, hahaha.

Deus te ilumine. Te acerca de Jesus. E pé na estrada, enquanto Seu Lobo não vem.

Abraços,

Faustino


Em tempo, amiga:
Não endosso o que foi dito no e-mail original sobre Lady Gaga, especificamente. Não tenho - nem preciso ir atras de - informações suficientes sobre. Tenho mais o que fazer. Tem gente muito criativa por aí, que pega um detalhe qualquer e monta uma teoria conspiratória. A minha resposta é em tese.

Um comentário:

  1. "O ferro enferruja, a tinta descasca, a borracha resseca, a madeira apodrece.. "

    Pois é, é a tal da entropia... Lembram-se das leis da termodinâmica estudadas no ensino médio?

    Não sei como eram as leis físicas e ecológicas antes da queda... como era a manutenção da vida...

    Mas hoje, o caos, o desequilíbrio, é determinante para a vida. Sem tais desequilíbrios, as reações bioquímicas necessárias à vida como a conhecemos não ocorreriam.

    E o tal Satanás, o Lúcifer, se engana quem o compara a um deus do mal (ou mau). Este não é contraponto a Deus. Aí está o auto-engano do próprio Lúcifer: só Deus conhece o bem e o mal.

    Se Lúcifer tivesse um contraponto celeste, este seria no máximo o arcanjo Miguel, ou Gabriel, ou Rafael, etc.

    Veja que ao fim-dos-tempos, quando o apocalipse relata a prisão do diabo, Jesus nem vai lá. Manda um anjo, só um... como autoridade pra acorrentar o bicho e lançar no lago de fogo (alegoria, viu?).

    Mas ao mesmo tempo, veja-se que a autoridade do anjo provém do Senhor dos espíritos. Pois nem Miguel, o arcanjo quando contendia contra ele, o diabo pela posse do corpo de Moisés, ousou pronunciar contra ele palavras alguma, mas disse O SENHOR te repreenda.

    Digo essas coisas para que se evitem a banalização do mal perpetrado pelo auto-engano de satanás, de um lado, e o fundamentalismo do outro.

    Satanás não sabe, no sentindo de que não aceita isso em seu auto-engano, mas ele é instrumento do Altíssimo.

    Veja-se o aviso de Jesus a Pedro: "Pedro, satanás te requereu ao Pai para te peneirar. Mas roguei ao Pai para que tua fé não desfaleça".

    Ou seja, o Pai atendeu ao pedido de satanás e também ao pedido de Jesus, que ao contrário do que normalmente nós cristão esperaria não foi para que Pedro ficasse imune às artimanhas do Príncipe deste mundo tenebroso, mas que Pedro saísse fortalecido do embate.

    Aliás essa é uma versão neo-testamentaria do que já fora registrado em outro episódio marcante e cercado de detalhes no Velho Testamento:o Livro de Jó.

    E certamente isso já aconteceu milhares de vezes, tantas quantas sejam o número daqueles que se achegaram em fé ao Criador. Ainda acontece e irá acontecer enquanto houver mundo.

    No mais, é seguir os ensinamentos do evangelho: vigiai e orai; faça aos outros somente o que quereis que vos façam; etc e etc...

    O mundo, esse jaz no maligno. Mas Jesus prometeu e assegurou: "Eis que estou convosco até o fim dos séculos."

    O Espírito Santo está no controle.

    Inté, enquanto seu lobo não vem. Para mim seu lobo já veio com várias caras provocando perdas substanciais. Sei que um dia rugira com seus dentes afiados bem na minha cara. Mas rogo a Deus que nesse dia Seu Espírito me abra as portas dos céus e eu possa contemplar a Glória de Deus e encarar seu lobo sorrindo, como fez Estevão.

    Em tudo o mais concordo com o post. Parabéns pelo equilíbrio, pela sensatez e maturidade no Espírito.

    ResponderExcluir

(Qualquer um pode postar, desde que identifique-se. Coments anônimos serão deletados)